terça-feira, 7 de junho de 2011

Ladrão da Cruz

Se o evangelho de Lucas não nos contasse o diálogo entre o ladrão da cruz e Jesus, poucos de nós admitiríamos que ele está agora no Paraíso.

Atrás de muitos traficantes, e de muitos delinquentes, e muitos degenerados, atrás dos assassinos e dos corruptos, existe um ser humano pedindo ajuda.

Parte deles, sim, é irrecuperável, precisa ficar presa para segurança de todos. Outra parte não, só precisam amadurecer e serem ajudados de alguma forma.

Alguns seriam melhores amigos que muitos colegas de faculdade ou trabalho.

Alguns são...


Uma cadeia é um paraíso para a maldade. Dos carcereiros que mantém o bebedouro do presídio quebrado para vender água gelada aos presos miseráveis e assim melhorar seus salários, além de outras pequenas crueldades, até o diabo corporificado nas brigas de gangues, onde ou toma-se partido na pancadaria ou sofre as consequências da passividade. É... Em geral o castigo é no passivo.

E pensar que a essência do nosso código penal e da constituição brasileira não é punir o infrator, é recupera-lo.

E tem presidiário que não sai da cadeia quando do cumprimento da pena, apenas por não ter para onde ir, ou pelo medo... Medo de que eu me pergunto, será que existem infernos piores?

Tem preso que nunca recebeu uma visita, uma carta. Sem atenções. Lixo no lixão. Um estorvo a menos para a família... É de gente assim que se compõe boa parte do Reino de Deus. É por gente assim que Jesus morreu.

Lázaros, quem cuidou de suas feridas? Sim, nestas horas dá para dizer que os cachorros são o melhor amigo do homem.

Converse com um rapaz desses, e seus choramingos irão se tornar vegonhosos para você. Sim, é o fim dos dias, sinceramente, não porque se sofra muito mais, mas porque a grande maioria de nós vive chorando de "barriga cheia".

Quem chora as dores que não existem, não tem tempo para cuidar da dor do próximo, da dor real.

O ladrão da cruz pode passar bem ao seu lado hoje... Você pode apontar o Paraíso para ele?

Vinde, benditos de meu Pai...

"Porque tive fome e me destes de comer"

Vinde, meu filhinhos...

"Porque estive nu, e me cobristes"


Vinde, vós que vos ocupais em me agradar...

"Porque estive preso, e fostes me visitar"

Jesus não prometeu o fim dos problemas que criamos aqui nessa vida. O ladrão da cruz não se livrou dela por cauda de Jesus. Ela apenas perdeu importância ante a vida que ele vislumbrou...

Jesus não nos livra de nossos problemas, mas Ele nos dá a real dimensão deles, e, sim, nos ajuda nas nossas dificuldades. E o que seria de mim sem Ele...

Até porque grande parte do que julgo problema não passam de tempestades em copo dágua.

Gabriel, que Deus te ajude, e que você não passe mais tempo aí do que o extritamente necessessário, e que Ele te guarde de todo o mais.

Saudades,
Leo

Nenhum comentário:

Postar um comentário