sábado, 4 de fevereiro de 2012

Questão de dignidade

Jesus certa vez foi convidado para um banquete na casa de um religioso fariseu, que junto com seus amigos o media de cima abaixo.

Jesus, então, relaciona uma série de parábolas, entre elas a de um certo rei que prepara um grande banquete, e que vê de um a um seus convidados negarem o convite pelos mais diversos motivos. O rei manda matá-los e destruir sua cidade, definindo que os convidados não eram dignos! Depois convida toda sorte de gente possível: bons e maus, coxos, cegos, mancos, e toda sorte de escória social (conforme a ordem de valores vigente). Depois o rei ainda manda que os servos refaçam o caminho, e que levem as pessoas à festa, nem que seja a força.  Eles recebem, de Graça, vestes limpas, nobres. Quando o rei está a passear entre os convidados, percebe um que não vestiu as roupas e o expulsa do meio. Jesus termina a parábola extranhamente, dizendo "porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos".



Os convidados que negaram o convite são os religiosos judeus, a própria parábola faz uma referência profética a destruição de Jerusalém. Mas a alegoria serve para qualquer um que se achar mui digno para o convite de Jesus. Aliás, as desculpas usadas, como "comprei uma propriedade e tenho de cuidar dela" ou "me casei" ou "tenho que tomar conta do meu negócio" são as mesmas usadas por quase todos que se intitulam cristãos para não serem de fato, "pequenos cristos". Paulo diz: todos procuram cuidar do que é seu e ninguém tem tempo para o que é de Cristo.

Em tempo: Não se está fazendo referência a frequência em um grupo religioso, nem a qualquer sacrifício em prol de um hábito ou tradição religiosa. Apenas me refiro ao evangelho, ao convite do Cordeiro.

Dignos... Os convidados não eram dignos. Ora, porventura existem convidados dignos? Alguém poderia se fazer digno para Deus? É justamente aí que entra a Graça de Deus! E é por isso que bons e maus, doentes, inválidos e até gente que não sabe o que quer é convidada. Porque o convite não é para os que pensam serem sãos, é para os doentes, é para gente que sabe que não o merece, é para gente que sabe que não era para estar ali, é para gente que não fez por onde, é para gente que decepcionou seus parentes, seus amigos, é para gente que fez tudo de errado.

Porque o convite é feito a todos, e Jesus faz esse convite a todos porque Ele nos ama, sim, nos ama para além de nós mesmos!

E entramos, mesmo sem estarmos limpos, porque Ele mesmo nos lava com seu sangue. Entramos mesmo sem termos as roupas adequadas, porque Ele nos veste com suas vestes nupciais.

Sim, não somos justos, somos justificados. Não somos dignos, somos dignificados!

Bom, ainda existem os que querem entrar, mas se acham bem vestidos de mais para usar a justificação de Jesus. Diferente dos fariseus, estes dicernem as benesses da festa do Cordeiro, mas sentem-se dignos demais,   bons demais, corretos demais, não erram, aliás, são juízes, são medidores, indicam quem vai para o céu e inferno, enfim, estão bem vestidos o suficiente...

Quanto ao "muitos são chamados mas poucos são escolhidos", saibam, entrem os poucos que são escolhidos, estao todos aqueles que querem. Todos.

Basta saber-se não ser digno.


Casa Rosa, Italva
03/02/2012

Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário