sexta-feira, 18 de maio de 2012

Em Salta, bem em cima do Éden

Estou em Salta, Argentina, no meio de rochas de 65 milhões de anos, na verdade, fósseis de micróbios que produziam calcário, precursores das "conchas".

Não, as melhores teorias científicas a respeito não permitem a possibilidade de Terra e a vida terem sido construídas em 6 dias.

Mas um dia para Deus é como mil anos... E porque não 1 bilhão de anos?

E eu não tenho problemas com o Éden.



Primeiro, porque minha loucura, minha única loucura, é a loucura da Cruz, onde Jesus pagou todas as minhas dívidas para com a existência.

Talvez alguns colegas rissem dessa afirmação. Mas, paradoxalmente, louco já estaria se Jesus não me salvasse das culpas que me atormentavam. Um psicólogo poderia dizer que sofro de neurose. Pode ser, mas digo que sofro de auto-conhecimento. De qualquer forma, Jesus veio para o doentes, não para os sãos.

O Éden, e Moisés, e até o nascimento virginal de Jesus, tudo é relativo quando comparado a Cruz, e claro, a tudo que Jesus disse, e a maneira que Ele procedeu para as mais diversas pessoas, conforme ensinado nos evangelhos e conforme o pulsar sobrenatural de Deus no âmago do meu ser, sempre testificando as palavras de Jesus.

Não estou dizendo que não creia em acontecimentos sobrenaturais descritos no antigo testamento, apenas estou dizendo que não necessito acreditar neles para acreditar e Jesus.

E citando Dostoiévski (eu gosto muito desta frase, e já a usei outras vezes): se você puder provar que a verdade não está em Jesus, fique com a verdade, eu fico com Jesus.

Jesus é a Revelação de Deus, e as escrituras do velho testamento tem de ser lidas a partir do ponto de vista de Jesus; não como livro de ciências, mas como sombras do que estava por vir, como figuras pintadas na medida da possibilidade da consciência do povo judeu ao longo de sua trajetória na história.

Bom, dito isto, entremos no Éden: Desde os meus quinze anos creio que o "Haja luz" de Deus no Gênesis e o "Big Bang" fossem a mesma coisa. O Bóson de Higs , a "partícula de Deus", só veio a cimentar minhas percepções.

Até Adão, se foi esculpido do barro por Deus, em poucos minutos, ou ao longo de milhares de anos, de hominídeo em hominídeo, seguindo o "fluxo natural" da evolução, de fato, faz diferença? A fé está baseada em Jesus, somente nEle, e é isso que importa! Não é importante se Adão tornou-se Adão quando o homo erectus estendeu a mão ao fruto proibido, tornando-se o homo sapiens, consciente de seu bem, de seu mal, de sua ambiguidade.

Ora, e porque não? Ou você teria uma maneira melhor de ensinar o início à minha filha de 3 anos?

Como você levaria essa questão para um dos povos escravizados pelos Incas, aqui na região Andina a 500  anos atrás? Porque esta era a realidade de Moisés, a 3500 anos passados, diante de seu povo, com todas as limitações culturais a que estavam submetidos.

Para mim, o que é, é. E Jesus me ensina a não ter medo da verdade.

E isso vale para todo conhecimento científico, isso vale para física quântica, isso vale para poesia...

Mas Deus é Deus para fazer um Adão conforme o Gênesis? Sim, claro.

Mas o Éden está aí, se repetindo toda hora.

O homem continua se casando por não querer ficar sozinho.

Continua deixando o outro o levar a caminhos que ele quer, mas que não tem coragem de ir sozinho  ou na frente, por saber que é errado.

E continua jogando a culpa no outro, e em Deus, quando é chamado para a responsabilidade de seus atos.

No Éden, como sempre, sobra para a mulher, para o mais fraco.

É lá que vemos primeiro o homem se escondendo de Deus, por medo, por vergonha.

No Éden, nos deparamos com a árvore do conhecimento do bem e do mal, e desde que o mundo é mundo o homem usa suas capacidades para o bem e para o mal. Isso vale para o amor, isso vale para a energia nuclear.

E nisto, há um mistério, que toda qualidade carrega uma sombra equivalente para o mal, que tem de ser combatida e domada.

No Éden, temos  a primeira promessa sobre Aquele que esmagaria a cabeça da serpente.

E é no Éden que primeiro vemos um cordeiro ser sacrificado para não deixar o homem nu.

O Cordeiro de Deus imolado antes da fundação do mundo. Imolado por mim, pelas minhas culpas, para me salvar.

Deus me veste dEle, como a Adão, e para além de Adão, quer me fazer como o outro primeiro, o primeiro do Amor, Jesus.

Jesus, o segundo Adão. Jesus, o primeiro.

Leo
Salta, Argentina.
Segunda semana de maio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário