sábado, 22 de dezembro de 2012

Feliz Vinho Novo

Não se põe vinho novo em odres velhos, para não acontecer do vinho fermentar, estourar o odre (como se chama a bolsa de couro usada para tal) e se perder. Também não se põe remendo de pano novo em vestidos velhos, porque o remendo, mais forte, rasgará o vestido quando submetido a um esforço.

Se põe vinho novo em odres novos, para amadurecerem juntos. Remendo novo em vestido novo, para envelhecerem juntos.

Essa era uma constatação prática aplicada por Jesus ao que acontecia nos seus dias.

Formatos antigos são engessados de mais para suportar o que seja novo, diferente.

Se esse algo novo for então o evangelho de Jesus...

Porque era impossível que a religião da época pudesse conter o evangelho.

Porque é impossível que qualquer sistema religioso possa conte-Lo.



As sinagogas, que começaram no exílio dos Judeus na Babilônia, com intuito de ensinar a lei e a história dos Judeus como povo amado por Deus, haviam se transformado em meios de manipulação daquelas pessoinhas pelos fariseus.

Os fariseus, que começaram como um movimento de pessoas sérias, estudantes zelosos da lei, gente que queria reformar o sacerdócio, acabaram se perdendo na sua arrogância, justiça própria e no status de homens santos da nação, amando mais sua posição  os benefícios daí decorrenes do que as pessoas e do que a Deus.

Os sacerdotes de séculos anteriores se tornaram o clero nacional, cheio de direitos, poderes, dinheiro. E, claro, faziam de tudo para se manter onde estavam.

Até o Templo, antes de Salomão, local de aglutinação do povo hebreu, se tornou ostentação e ele próprio, o templo, alvo de uma idolatria sutil.

Na verdade, todo ajuntamento, por mais sério que seja, é um ajuntamento para uma época e lugar. As gerações que vem a seguir, ou transformam aquilo em algo completamente diferente, ou passam a habitar um sistema fantasma, fazendo e seguindo tradições que perderam sua utilidade, e muitas, vezes, nem se sabe mais o porque disto.

E isso vale para qualquer igreja, clube, partido polítco (vide o PT, de símbolo de políticos sérios a um covil de ladrões).

Não foram em muitas sinagogas que Jesus pode pregar. E em menor número as que convidaram Jesus a voltar. E mesmo fora das sinagogas, os fariseus e saduceus (sacerdotes) tentaram de todas as formas bloquear Jesus e sua mensagem, mesmo nas praias, mesmo nas praças, mesmo nas ruas e nos montes. Se Jesus se submetesse às sinagogas, ou a doutrina dos fariseus e saduceus, em prol da utilização de toda rede de sinagogas e do Templo de Herodes, estaria se limitando aos que aqueles grupos pregavam, se fazendo mais do mesmo.

Jesus, e depois os discípulos, preferiram usar os "odres velhos" de forma subversiva, expondo a mensagem da Graça e deixando que aqueles que a ouviram a propagassem naqueles lugares... até explodirem, com a mensagem do evangelho, o sistema que lhes era imposto ...

Jesus apenas propunha uma caminhada no evangelho, sem templos, sem casas de cultos, sem sacerdotes, sem donos de rebanho. Porque basta Jesus e sua mensagem de Graça.

Mais as instituições a serem rasgadas são muito mais profundas e sutis que as que tem placas e CNPJ.

Enquanto isto o vinho novo está louco para amadurecer o coração dos que se abrem para o evangelho.

Esse remendo novo quer se costurar em quem se vestiu de vestes novas, que são a certeza do amor incondicional  irrestrito e irremediável da parte de Deus.

Quem diz isso tem sido remendado todo dia, de forma que minha veste nova, cheia de rasgos cometidos por mim mesmo, e pelos meus pecados, erros, arrogâncias, etc continua nova, remendada com a Graça daquele que me ama e me ensina a amar, sem esperar nada em troca. Remendada por aquele que me perdoa continuamente, e me ensina a perdoar, a todos e a tudo, não importanto quem.

Quem diz isso tem sido amadurecido pelo vinho do evangelho. Ele tem tomado meu amargor, e o substituído pela sua doçura. Ele tem absorvido minha loucura, e me tem carregado de uma loucura de outra natureza, me enchendo do gosto e aroma de outros valores, que não brilham como ouro, nem tem o cheiro do dinheiro, nem cheiro de carro novo.

Deixe o vinho do evangelho te estourar, te explodir, não se preocupe se o remendo do evangelho rasgar sua roupa te deixando nú.

Porque aí, sim, você provará a novidade do evangelho

E é com essa intenção que te desejo Feliz Ano Novo de 2013!

Nenhum comentário:

Postar um comentário