segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sem me dar conta

Não sei se sou religioso. Não estou preocupado em ser ou não ser religioso. Isso para mim não é uma questão.

Tento ser de Jesus. E viver a mensagem do Evangelho pregado por Ele. Às vezes é fácil. Em geral não é.

A parte mais fácil é me ajuntar com meus amigos e orar, cantar louvores, pregar e ouvir a Palavra do Evangelho, tudo com muita conversa.

Falar de Jesus é fácil, as oportunidades que não tem sido tantas; mas é como falar do Lucas ou da Luísa. É fácil falar do que amamos.

Falar é muito mais fácil que viver o evangelho...

Essa é a parte difícil.

Perdoar. Perdoar quem me fez mal. Quem me destratou. Quem se coloca como meu inimigo. Agir com misericórdia para quem me deve.

Amar de maneira prática. Ajudar aqueles que não podem me dar nada em troca. Ajudar pelo outro.

Cultivar uma atitude servil, ajudadora. Ser a "empregada doméstica" do meu próximo.

Crer. Ter fé nas horas difíceis. Confiar no Pai para além das aparências. Para além das realidades desanimadoras.

Me desprender desse mundo de superficialidades. Me tornar cada dia mais um cidadão do céu, cada dia menos um cidadão desse Mundo.

Defender os injustiçados, e ao mesmo tempo ser uma pessoa que traz paz aonde entra.

Manter um olhar limpo para o mundo. Ser agradecido a Deus por tudo que aconteceu e acontece. Cultivar a gratidão. Não esperar o pior do próximo ou da vida, e ao mesmo tempo saber que o mundo está preso a um sistema mundial de corrupção, justiças próprias e busca de status, riquezas e poder.

Não me pensar maior do que sou. Me conhecer. Não me encher da minha bondade, da minha justiça própria. Não me achar melhor do que os outros. Não pensar que minhas crenças, meu grupo, minha atitude para com a vida, são melhores que dos outros. Não ser arrogante. Ser pobre de Espírito, no sentido real do termo.

 Na verdade, tudo isso é muito difícil, se tento com minhas próprias forças.

Mas, se aos poucos, entregue a Deus, me permito dar razão a Ele, dia após dia... De cada vez um pouquinho...

Acho que acabo, um dia, mais parecido com Ele, ou igual a minha avó Neri, sem nem ao menos me dar conta, sem saber a direita o que fez a esquerda.

Porque só funciona assim.

Macaé, 07/01/2013
Leo









Nenhum comentário:

Postar um comentário