segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Corrente do Mal



Outro dia recebi um email com uma dessas correntes, usando o nome de Jesus, e uma frase dita por Ele:

"Tudo o que é impossível para os homens é possível para Deus!”.

A corrente usava esta frase para dizer que as pessoas não são vitoriosas nas finanças porque não pedem a Deus, ou porque pedem sem fé, ou porque não dizimaram. Tudo bem básico, ao melhor estilo Malafaia.

É mais do mesmo? Vale a pena falar sobre esta teologia da properidade? Eu particularmente não aguento mais este assunto, mas olhando em volta são tantas pessoas queridas sendo presas nessas iscas de um dólar...


Bom, o versículo citado é o desfecho da conversa de Jesus com o Jovem Rico. Lembram-se?

Um jovem rico aborda Jesus, lhe pergunta pelo que fazer para herdar a Vida, e entao Jesus cita os 9 mandamentos, deixando de mencionar propositalmente o último (não cobiçaras).

O Jovem rico diz cumprir todos aqueles mandamentos desde sua mocidade, e Jesus, amando-o, diz: "Se queres ter um tesouro no céu, vai vende tudo o que tens, dá aos pobres, então vem e siga-me".

Você sabe, o jovem rico se entristeceu muito, e saiu de fininho.

Jesus, observando-o, exclamou: "como é difícil os que tem muitas riquezas entrarem no reino de Deus. É mais fácil passar um camelo (o maior animal que eles conheciam) no fundo de uma agulha (o menor buraco que eles conheciam) do que um rico entrar no reino de Deus."

Os discípulos se desesperaram: "Se é deste jeito, ninguém consegue se salvar!"

Mas Jesus continua: “Tudo o que é  impossível aos seres humanos é possível para Deus!”.

Por que fiz esta pequena explanação? Porque esse versículo, na corrente, está totalmente fora de contexto.

Aliás, para os que são dados a leitura da Bíblia, e para os que querem começa-la: leiam primeiro o Novo Testamento, de uma vez só, e observem o Espírito de Jesus, seu modo de agir, o que dizia, e mantenham os textos ambíguos em suspenso, e depois da leitura toda, releiam-os, comparando o que vocês agora já sabem. Nunca pincem textos e tirem deles verdades absolutas. Depois, vão aprendendo, se possível, um pouco da história dessa época, um pouco da geografia dos lugares. É o melhor caminho para transformar a Escritura em Palavra.
 
Bom, voltando a questão do "tudo que é impossível aos homens é possível a Deus", agora no seu contexto próprio, não pode ser usado pra dizer que Deus derramará bençãos materiais (esposa, carro, casa, emprego, etc).

Jesus está dizendo o contrário: A cobiça, o amor ao dinheiro, a vontade de ter o que os outros tem, a vontade de ter as coisas para não passar necessidade no futuro, isso é impossível para o homem vencer. Mas para Deus não. Para aqueles que vivem segundo o Espírito isto é possível, nem que seja aos poucos, nem que seja devagar, mas é possível!

E quando isso acontece nós aprendemos a viver alegres em meio a toda essa dificuldade que é, de fato, a vida da maioria de nós.

E quando essa consciência se instala em nós simplesmente paramos de questionar  o "porque" de não sermos abençoados emquanto outros, gente da impiedade inclusive, são.

Sucesso material não foi algo importante para Jesus! Se não foi pra Ele, não é pra Deus!

Pra se ganhar dinheiro tem que se trabalhar! Ralando muito, aprendendo a profissão, pra colher depois os frutos do que semeamos na faculdade, começando debaixo em uma empresa, ou com negócio próprio.

É o que Jesus disse: Deus faz com que a chuva caia sobre bons e maus.

Então eu lhes pergunto: Quem vai colher, o bom ou o mal? Ora, não importa, colherá aquele que plantar!

Mas tenham certeza de uma coisa: Quando vier a falta de chuva para os dois... O que vive segundo o sistema se desesperará, mas aquele que é de Cristo aceitará a falta, a dificuldade, a perseguição, a calúnia, porque o nosso reino não é deste mundo, porque não sonhamos com o que é daqui, mas com o que é do Céu, porque já abandonamos o que nos ensinaram como importante aqui (o negar-se a si mesmo), já colamos na testa nossa pena de morte (tomar a cruz), e seguimos a Cristo!

Repito, só estou escrevendo estas coisas por uma única razão:

Porque eu sei que a vida de muitos não é fácil. E se vocês acreditarem que nós não somos abençoados por Deus por causa de nossos pecados ou por que não pedimos com fé, se vocês acreditarem nisto e gastarem seu tempo de joelhos, horas e horas afinco, pedindo a Deus essas benção que Ele não prometeu, e se então depois de muito pedir essas bençãos não vierem... Vocês se tornariam pessoas muito tristes, muito frustradas com Deus.

Lembro de uma amiga, que deu ouvidos a um maluco que "profetizou" que seu marido a beira da morte ressucitaria. Claro que ele não ressucitou, e pena que ela colocou a culpa em Deus.

Não se entristeçam com essas decepções do que Deus não é!

É só isso. E para os que conseguiram "vencer na vida", que tem o suficiente para si a para alguma poupança, que não se percam na cobiça da vida e na confiança no dinheiro.

No mais é só descansar em Deus, aproveitar a paz que Ele nos prometeu:

"A minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá."

Mesmo que tudo dê errado, nós continuamos com paz. Porque nossa paz não é baseada no que é material, no que é visivel. Ela vem de Deus, da certeza que aconteça o que acontecer, Deus está no controle, dano-nos do melhor!

Deus te abençoe! Deus seja contigo!

Italva
Leo

Nenhum comentário:

Postar um comentário