terça-feira, 13 de setembro de 2011

Porque das cachorrinhas é o Reino de Deus


Quando o enfrentamento com os fariseus da Galiléia se extremava, e o povo atrás de pão e milagres o sugava ao limite, e também por conta de coisas que não sabemos, Jesus se retirava para lugares onde sua fama era pequena, para descansar, às vezes fora do País. 

Certa vez, rumo a antiga Fenícia, uma mulher começa a "persegui-lo", pedindo por um milagre.

Jesus simplesmente não diz nada e continua sua caminhada. Os discípulos ficam tão incomodados com os berros da mulher que pedem que Jesus faça alguma coisa.

Jesus responde-os: "Eu não fui enviado senão as ovelhas perdidas da casa de israel".

A mulher não se importa, e adorando-o, pede socorro.

Jesus a retruca de novo, e de maneira dura:

"Não é bom pegar o pão dos filhos e lança-los aos cachorrinhos" 

Interessante, que a palavra "Adoração" tem suas raizes no ato dos cachorrinhos lamberem os pés de seu dono.

Eu teria colocado meu rabinho entre as pernas e partido. 

Mas a mulher não se intimidou, apesar de não ter pedigree, apesar de não ser uma religiosa, apesar de possivelmente ser a responsável pelo estado endemoninhado da filha, por conta das portas abertas devido aos cultos pagãos tão comuns naquela região.

-- Jesus está me chamando de cachorrinho? E daí!? Na minha casa os cachorrinhos não passam fome!

-- E Deus tem de ser melhor do que eu!

Então ela responde em uma rapidez de raciocínio digna dos melhores repentistas:

"Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos".

O próprio Senhor se assombra com a resposta:

"Ó mulher, grande é a sua fé! Seja feito conforme tu desejas."

Se Deus se assusta conosco, imaginem os anjos...

Claro que Jesus não se admirou da velocidade de resposta dela, mas do que estava por trás disso. Porque ninguém responde deste jeito se não estiver tão certo do amor e da bondade de Deus a ponto de continuar mesmo diante de um Não!

-- O Senhor não quer, mas eu sei que Ele é amor!

-- Eu não sou digno, sou até um cachorrinho, mas eu sei que o amor Dele por mim é incondicional, é imparcial, é Graça!

Ela conseguiu a salvação da filha, e Jesus teve seu anonimato na Fenícia desfeito, tendo de voltar para a Galiléia, onde milhares de pessoas o esperavam. 

Voltou cansado, mas voltou feliz de ser contrariado, com aquela contrariedade boa, que enxerga Nele o que ele é, e é mais do que quase todos enxergavam.

Mais do que quase todos enxergam e ensinam!

Copacabana, Rio.
Leo


Nenhum comentário:

Postar um comentário