quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Carruagens de Fogo

Um colega no trabalho, hoje, me fez lembrar de Eric Liddell.

Eric liddell foi o maior atleta da Escócia, e o personagem retratado em "Carruagens de Fogo". Filho de missionários escosseses, nascido na China, voltou a terra natal para estudar, e lá tornou-se o homem mais rápido do mundo. Nas eliminatórias escossesas, recusou-se a disputar a prova no domingo, por causa da sua religião, ainda sob impressão muito forte dos puritanos, que na época proibiam jogos no "dia do Senhor", como se Deus tivesse dia específico para o bem... Mas enfim, segundo a sua consciência, tomou a medida que julgava correta.

Eis que o conselheiro do Príncipe de Gales  instava com ele, a respeito disso, e da necessidade daquela medalha de ouro para o País, e ouvindo a negativa do jovem corredor, indignado, arguiu o rapaz:

-- Você sabe com quem está falando? Qual o limite da sua arrogância?

Liddell respondeu sem titubear:


-- Minha arrogância vai até o limite da minha conseciência.

O príncipe de Gales, sabendo da conversa, consolou seu conselheiro:

-- Você ainda não entendeu,  a velocidade desse homem é apenas a extensão do seu caráter!

Liddell acabou treinando para os 400 m, ganhando a prova e batendo o recorde olímpico que duraria décadas para ser quebrado.

No filme, quando sua noiva o "infernizava" para que ele não corresse aquela olímpiada, antes fosse de vez para os campos missionários da China (ele era missionário), ele responida apenas que Deus o havia feito para a China do mesmo jeito que o havia feito rápido, e que quando ele corria ele se sentia cheio de Deus, compelatamente feliz.

Liddell, depois das olimpíadas de Berlim, foi para a China e anos mais tarde morreu durante a invasão Japonesa a Manchúria. Durante a olímpiada de Pequim, em 2008, o governo Chinês revelou documentos onde Liddell se negou a fugir, só para ceder lugar no carro para gente doente ou velha.

O que isso tem haver com o evangelho? Tudo, e falo do caráter do Liddell.

Jesus o tempo todo foi perseguido por dizer a verdade... Quando Ele dizia ser a verdade ou a Luz do mundo, Ele não estava sendo poético, apenas se fazia entender que onde Ele entrava a mentira não sobrevivia, nem as atitudes ocultas, nem as dissimulações...

E ninguém consegue sustentar a Verdade se não estiver imbuido de caráter.

Porque a Verdade incomoda a muita gente, e geralmente esses não querem mudar sua atitude, nem fugir da luz para não "largar o osso", em geral esses tentam apagar a verdade, de preferência com uma cruz bem pesada nos lombos do denunciante...

Sim, estejam dispostos a aguentar as consequências, todos aqueles que são da Verdade, porque elas vem.

Antes, uma reflexão: já perceberam que a denûnica em causa própria sempre soa desconfortável, até para nós mesmos... A denuncia e a crítica tem de ser a expressão de "amor duro" pelo sofrimento do próximo, não do nosso sofrimento. Quando é para nós mesmos, o que se enxerga, no máximo, é um chororo, sem falar que se corre risco de se viciar no complexo do coitadinho...

Faça como Jesus, e que a Verdade na sua boca seja a denúncia do mal ao próximo, não uma ferramenta em causa própria. A vida, Ele mesmo, cuidará para que o bumerangue do bem volte em nossa direção, nem que seja, para os casos extremos (em que nossa vida esteja em jogo), para o bem de nossos familiares, dos que amamos e dos que estão neste Sistema.

Mas maior é Aquele que se deu inteiramente por nós, do que o que está no mundo!

Termino com o texto de Isaías, que Eric Liddell leu no fim de semana anterior a sua vitória nos 400 metros:

Por que se queixas ó Israel: O SENHOR não se interessa pela minha situação, e o meu Deus não considera minha causa?
 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É insondável sua sabedoria.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.


Amém!

Salvador - BA
Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário