quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Um atleta para além das olimpiadas


As olimpíadas de Londres estão chegando ao fim. E assistindo ao jogos, ainda mais sendo no Reino Unido, vem a minha mente  a história de Eric Liddell.

Eric Liddell é considerado o maior atleta da Escócia, e o personagem retratado em "Carruagens de Fogo". Filho de missionários escosseses, nascido na China, voltou a terra natal para estudar Ciência Pura na Universidade de Edinburgo, e lá tornou-se o homem mais rápido do mundo, recordista mundial dos 100 m rasos. Nas eliminatórias européias de atletismo para o ingresso à Olímpiada de 1924, em Paris, chocou o mundo ao recusar-se a disputar "sua prova" no domingo, por causa da sua religião, ainda sob impressão muito forte do movimento puritano, que na época proibia a prática de jogos no "Dia do Senhor", como se Deus tivesse dia específico para o bem... Mas enfim, segundo a sua consciência, tomou a medida que julgava correta.

Por sua recusa foi convidado a comparecer a uma conversa com o Príncipe de gales. Eis que o conselheiro do Príncipe de Gales  instava com ele, a respeito disso, e da necessidade daquela medalha de ouro para o País, e ouvindo a negativa do jovem corredor, indignado, arguiu o rapaz:

-- Você sabe com quem está falando? Rapaz, qual o limite da sua arrogância?

Liddell respondeu sem titubear:


-- Minha arrogância vai até o limite da minha consciência.

O príncipe de Gales, assistindo a conversa, consolou seu conselheiro:

-- Você ainda não entendeu,  a velocidade desse homem é apenas a extensão do seu caráter!

Liddell acabou treinando para os 200 m e os 400 m. Ganhou a prova dos 400 m, batendo o recorde olímpico que duraria anos, e foi medalha de bronze na prova dos 200 m.

No filme, quando sua noiva o "infernizava" para que ele não corresse aquela Olímpiada, antes fosse de vez para os campos missionários da China (ele era missionário), ele respondia apenas que Deus o havia feito para a China do mesmo jeito que o havia feito rápido, e que quando ele corria ele se sentia cheio de Deus, compelatamente feliz.

Liddell, depois das olimpíadas de Paris, foi para a China e anos mais tarde morreu durante a invasão Japonesa a Manchúria. Durante a olímpiada de Pequim, em 2008, o governo Chinês revelou documentos onde Liddell se negou a fugir, só para ceder lugar no carro para gente doente ou velha.


Liddell, na semana anterior à Olimíada de Paris, leu o seguinte texto de Isaías na Igreja que frequentava em Edinburgo:

Por que se queixas ó Israel: O SENHOR não se interessa pela minha situação, e o meu Deus não considera minha causa?
 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É insondável sua sabedoria.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

E eu não creio que ele falava dos jogos olímpicos... Porque a batalha dele sempre foi a batalha pelo que é para além daqui, batalha que ele sabia ser incapaz de vencer, como eu e como você, mas que se torna vencida por nós quando entendemos que Ele, Jesus, na Cruz, já a venceu, de uma vez por todas, por nós. 

Por isso, não desista, quando a batalha parecer haver sido perdida, quando você se decepcionar com os outros, com o sistema, e especialmente quando você se decepcionar consigo mesmo, por não ter feito por onde, por não ter conseguido alcançar os ideias que você traçou para sua vida, até quando achar que o seu pecado foi tão grande que nem Deus poderia perdoa-lo.

Saiba, Ele já te perdoou, Ele te dará forças, e as renovará todo dia, te dará asas para que você suba para além destas questões pequenas que nos debatemos e nos esfolamos todos os dias, como dinheiro, sucesso, medo de não termos como nos sustentarmos, medo da vida dar errado, medo de ficarmos sozinhos. Você irá subir, transcender para níveis de paz, amor, alegria, certeza em fé no que não é palpável, integridade e firmeza de caráter, nunca antes imaginados, a sua corrida será infadigável, incansável, porque quando cansares (e é claro que todos cansamos) não será mas você, será Ele, te guiando.

E mesmo se caíres, saiba, Ele te levantará!

Abraço a todos, meus queridos amigos que lêem estas linhas, e rumo ao ouro, não o olímpico, não o roubável, rumo ao ouro que temos nas certezas e esperanças de uma vida para além deste sistema, para além das injustiças da vida, rumo ao que é perfeito, rumo a Cristo Jesus, Nosso Senhor!


9 de agosto de 2012

Vitória-ES

Leo

Nenhum comentário:

Postar um comentário