sábado, 7 de setembro de 2013

Amor e Paixão

Escrevi e publiquei este texto um ano atrás. Como fala do amor, não se desatualiza nunca...


O amor é uma atitude. Uma consciência que supera o hábito e se materializa na vida do outro. O amor, quando amor maior, age ante o pior sentimento, ninguém o para, é uma locomotiva desgovernada rumo ao outro. Às vezes os trilhos não aguentam o amor. Às vezes, pelo medo do amor, nós o matamos. Em raros casos, quando se transcende o medo, e amamos para além das convenções, matam o nosso amor, e nos matam com ele. É a sina de quem ama. E quem ama não entende isso como sina. 

Já a paixão é um sentimento, uma patologia. É um fogo que lhe consome. Um egoísmo de faculdades, todas trabalhando pela ambição de possuir seu objeto. A bolha do Ser não se expande, se adensa, até a hora em que explodirá, matando, às vezes o apaixonado, às vezes o outro.

A paixão, se acompanhada de amor, lhe freando e lhe conduzindo, lhe leva a lua. É um combustível de foguete. É como montar um cavalo inteiro rumo a uma potra sestrosa. Ninguém se casa sem paixão; ninguém permanece casado sem amor.

A paixão nasce do desejo de possuir. Já o amor é um implante, sobrenatural, que faz de nós uma doação.

A paixão nos faz sofrer. O amor também. Na paixão sofro por mim, No amor sofro pelo outro.

Deus é amor. E Jesus, o amor apaixonado de Deus se derramando por mim, na Cruz. Ele deixando-se morrer para que eu pudesse viver.

Uma loucura. Mas quem nunca amou apaixonadamente?


Macaé, 3 de Julho de 2012
Leonardo Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário