segunda-feira, 2 de julho de 2012

Não durma

Outro dia vi a Fernanda Monte-Negro dizer qual seu conselho para os que chegam a ela motivados em ser atores.

- Desista!

É o seu conselho. Ela explica:

- Se ele, desistindo,  for para casa e se então não conseguir dormir porque aquilo é mais forte do que ele, e se aquilo o incomodar a ponto de fazer-lhe voltar para o sonho, então ele pode ser um ator. Porque o que acontece é que a maioria se torna ator por causa das transas, da ilusão da fama e do dinheiro...

Volto com as palavras de Jesus, ditas após Pedro o "aconselhá-lo" à moderação, a desistir daquela história de ir a Jerusalém sofrer o castigo da Cruz nas mãos dos religiosos:

- Se alguém quer ser meu discípulo, negue-se a si mesmo, tome cada dia sua cruz e siga-me!

Se alguém quer... Se alguém quer?


Querer ser discípulo de Jesus, andar com este grande Rabi, ver milagres e maravilhas, até beliscar um cargo em uma possível ascensão do mestre a algum cargo de poder no governo de Israel...

Mas a Cruz? A pena de morte mais vil de todo Império Romano? Negar-se, aborrecer-se?

Porque a Cruz era exatamente isto. E possivelmente enquanto Jesus falava, no caminho, passaram por alguns crucificados em estado pútrefo, outros gemendo de dor, implorando para morrer.

Tomar a Cruz era exatamente isto, e ainda é. Aliás, sem esta disposição de morrer pelo evangelho, de morrer pelo nome de Jesus, pelo amor ao próximo, como morreram Paulo, Pedro e todos os demais apóstolos (menos João) e tantos outros discípulos anônimos, sem isto como o evangelho teria chegado a nós?

Sim, tomar a Cruz significa colar na testa a minha sentença de morte por amor a Jesus, e isto tem de estar claro a todo discípulo de Jesus.

E é todo dia. Uma disposição diária, não inata, mais produzida pela nossa fé, nossa certeza, a ponto de nos negar-mos...

Negar-me? Aborrecer-me?

O que é isso? É deixar de fazer sexo quando se está com vontade? É deixar de comer, assistir ao futebol ou a novela, praticar esporte, namorar, rir e brincar? É deixar de ter prazer?

Se sua resposta for sim, te aviso que você está seguindo Buda, rs, e não Jesus.

Porque a negação do prazer por si só é uma das bases dos ensinamentos de Sidarta (o Buda). Já Jesus o tempo todo nos chama para uma expansão do ser, não a expansão vazia que te torna parte de algo superior que nem sabe que existe. Jesus nos chama para um crescimento de conteúdo, de consciência, de domínio próprio, de alegria, de paz, de certeza, de bondade, e acima de tudo, nos chama para um crescimento de amor, e amor prático.

Se for para resumir, Jesus nos chama para sermos como Ele é.

Mas e o Negar-se? Ah, isso é algo que deve acontecer dentro da gente, é um disvencilhar-se de nossas roupas rotas, de nossa cultura de direitos adquiridos por tanto apanhar na vida. Negar-se é um despir-se dos nossos hábitos e trejeitos que cultuamos sabendo que nos fazem mal, para enfim, sem eles, e com a cruz, o nosso verdadeiro "eu" ser liberado, e nus diante dEle, sermos vestidos com o seu sangue, liberados para sermos quem realmente somos.

Me incluo nisto, claro, porque acima de tudo este é um processo diário, até o dia que estaremos com Ele.

Na cruz eu mato minha carne e minhas paixões.

E repetindo Paulo, "Fui crucificado juntamente com Cristo. E, desse modo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E essa nova vida que agora vivo no corpo, vivo-a exclusivamente pela fé no Filho de Deus, que me amou e se sacrifi cou por mim."

Não sei se a Cruz é uma questão de vocação, só sei que não quero outra coisa a não ser Jesus, e minha oração para você que me lê, hoje é apenas uma:

Não durma!

Não durma satisfeito em ser um discípulo "moderno" de Jesus, desses que não são capazes nem de dar um copo d'água a um mendigo ou uma informação a alguém que passa na rua, quanto mais a vida em favor dos outros!

Não! Que a vontade, o desejo, o amor, a certeza e a fé em Cristo sejam mais forte que você, e que te transforme agora mesmo! Que não permita deixar você continuar sendo quem você é!

Hoje, amanhã, todo dia.

Macaé, 2 de julho de 2012.
Leo



Nenhum comentário:

Postar um comentário