domingo, 27 de março de 2011

Pode vir algo bom de Nazaré? E de Italva, pode?

O início dos evangelhos de Mateus e Lucas são muito interessantes: Mateus começa com a genealogia de Jesus, onde as únicas mulheres mencionadas seriam todas párias para seus dias: Tamar, uma cunhada que engravida de Judá fingindo-se prostituta. Raabe, a prostituta que traiu seu povo e se salvou de Jericó. Rute, uma estrangeira; E Bate-Seba, que adulterou com Davi, e por quem o próprio Davi assassinou seu esposo.

Não, essas coisas não foram importantes para Deus; e Ele não mudou.

Depois temos o Espírito santo engravidando Maria, sem pedir licensa, apenas avisando-a...

Depois descobrimos a pobreza de Jose e Maria... E como a vida pode ser piorada por quem manda: Eles vão parar em Belém por um edito de Cesar Augusto, preocupado com seus impostos.

A riqueza de José e Maria não estava nos bens que possuiam.

Jesus nasce num aprisco, seu primeiro berço é um coxo de ovelhas...
E quem não comer nesse coxo (quem não comer dele, das suas palavras) não é digno dele!

Temos os Sábios do Oriente que vem visitá-lo... Causaram um frisson no palácio de Herodes e em Jerusalém. Imaginem que não foram os estudiosos da religião nem seus líderes que levaram presentes a Jesus, antes foram, para escândalo nosso, astrólogos.

E temos José levando a família para o Egito... Deus se refugiando na “Sodoma Espiritual” dos Judeus.

Temos Herodes e a matança dos meninos... Em mais uma demonstração do que se é capaz de fazer para se manter no poder. Tolo, e pensar que a morte estava para alcança-lo em pouco mais de um ano.

Temos Jesus sendo criado com todo o rito judaico: circunzisão, oferta no templo, estudo da torá e dos preceitos judaicos... Depois veremos no restante do evangelho Jesus pregando contra muitos desses preceitos, não como um rebelde sem causa. Em Jesus aprendemos que o rito nada é além de uma convensão social que pode e deve ser quebrado quando inibe o amor e a graça de Deus. No mais, Ele deixava os escravos dos ritos quietos. O problema é que eles não deixavam Jesus pregar o evangelho, sempre aatrapalhavam.

Temos Jesus crescendo em Nazaré. Quem nasce em Nazaré é nazareno, que em hebraico significa enjeitado, desprezado.

Anos depois Natanael diria, com respeito ao messias nazareno: pode vir alguma coisa boa de nazaré?

Jesus foi criado entre os desprezados. Imaginem a carga de culpa que essas pessoas carregavam, mal sabendo que entre eles estava o fim de todas as culpas, o prório perdão de Deus encarnado.

Mais do que desprezados pelos de fora, eles se desprezavam, com muito mais força, por eles próprios. Quando Jesus revelou-se o messias para eles, já depois de muitos milagres e fama nas redondezas da Galiléia, tentaram matá-lo. Como pode ser que venha algo bom de nosso meio, de nós mesmos? Não, não podemos acreditar nisso...

Pode vir alguma coisa boa de Italva?

Pode vir alguma coisa boa da Baixada Fluminense?

Prove de Jesus, e tire suas próprias conclusões.

Porque Ele, você já percebeu, não tem compromisso com nenhuma moda, nenhuma média, nenhuma convensão social, nenhuma regra do Sistema. Nenhuma herança cultural.

Abra sua cabeça, questione seus padrões, suas regras interiores. Sim, compare tudo isso e veja se os que te ensinaram tais princípios realmente o viveram, e se viveram, se isso fez, de fato, bem para eles. E olhe para você, e compare sua vida com as palavras de Jesus. E então as viva!

Você se surpreenderá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário